A “NOVA” DEFINIÇÃO DO MOL (RECOMENDAÇÃO DA IUPAC)

Recentemente a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) publicou na sua revista um artigo dando conta de que há uma “nova” definição para o mol, na realidade trata-se de uma recomendação. O artigo em referencia foi publicado concretamente no dia 08 de Janeiro de 2018.

Definições do mol

Para entendermos o que de facto mudou na definição do mol é importante compararmos as duas definições. A definição que era usada antes do dia 08/01/2018 e a definição publicada no dia 08/01/2018.

Nova definição do mol

A mole, símbolo mol é a unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) da quantidade de substância. Uma mole contém exactamente 6,02214076 · 1023 entidades elementares.

Uma entidade elementar, pode ser um átomo, uma molécula, um ião (íon), um electrão, ou qualquer outra partícula ou grupo específico de partícula.

Antiga definição do mol

Mol – é a quantidade matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,0012 kg de carbono-12.

Isto significa que 1 mol de carbono contém 12 g de carbono, assim como 1 mol de sódio contém 23 g de sódio.

Mas o que de facto mudou na definição do mol?

O que acontece é que a antiga definição de mol, associava o mol a uma grandeza fundamental, enquanto que o próprio mol poderia ser entendido como uma grandeza fundamental.

O problema é que o mol estaria também associado a uma outra grandeza, a massa cuja unidade é o quilograma (kg). Então se a definição de quilograma muda obrigatoriamente a definição do mol também teria que mudar e mais, poderia também mudar a referência, poderia não ser mais o carbono-12, mas sim um outro átomo.

Portanto, a nova definição de mol já não depende mais de uma outra grandeza, pois o mol está relacionado a uma quantidade. Portanto, é isso que hoje entendemos como mol, diferentemente da definição antiga que associava o mol ao quilograma, a nova definição é independente de qualquer grandeza.

 

Por: Miguel Pascoal



 full-width


Enviar um comentário

0 Comentários