APRESENTAÇÃO: O PRÉ-QUÍMICO

O PRÉ-QUÍMICO é um blog de Química moçambicano vocacionado a divulgação de Química em Moçambique através da Internet.

BREVE HISTORIAL

O blog intitulado, “O PRÉ-QUÍMICO” foi criado em Março de 2017. Inicialmente foi concebido como um “passatempo”, visto que o autor do PRÉ-QUÍMICO pretendia apenas partilhar o pouco conhecimento que tem na área de Química com as demais pessoas. A ideia principal era transmitir conhecimentos de química usando-se uma linguagem simples que não envolvesse muito o uso de “expressões técnicas”, isto é, uso de uma linguagem com “poucas formalidades” assim pode-se dizer.

Esta forma de abordar os conteúdos de Química foi por um lado motivada pelo facto de muitos livros, apesar de didácticos parecerem estar a “omitir” explicações importantes acerca de determinados conteúdos de química, pois parte-se do pressuposto de que os alunos já possuem os pré-requisitos necessários para a compreensão da matéria.

Portanto, a concepção do PRÉ-QUÍMICO tinha como objectivo explicar “aquilo que às vezes” os livros omitiam de modo que as pessoas pudessem ampliar o entendimento de Química, ou seja, explicar os conteúdos de química fazendo com que o leitor se sentisse como quem faz parte da explicação, como se estivesse directamente envolvido naquela explicação, como se estivesse numa sala de aula e visse e ouvisse o professor a explicar.

No início, O PRÉ-QUÍMICO ostentou o nome de “Universo da Química”, contudo, o enderenço web do blog sempre foi o mesmo:

< https://prequimico.blogspot.com >

Pouco tempo depois, o nome do blog veio a mudar para finalmente ser O PRÉ-QUÍMICO tal como muitos o conhecem. Desde a sua criação em 2017 até aos dias que correm, O PRÉ-QIÍMICO passou por várias transformações, desde a melhoria na qualidade dos artigos, tecnologia usada e acima de tudo na própria aparência do blog.

ORIGEM DO NOME “PRÉ-QUÍMICO”

O nome “PRÉ-QUÍMICO” surge muito antes da criação do blog. A história começa praticamente em 2014, quando o autor do blog frequentava a 10a Classe e foi nessa altura que o autor do PRÉ-QUÍMICO estabeleceu praticamente uma relação muito forte com a Química, pois tinha pela primeira vez um livro de Química próprio, assim sendo, além da escola, estudava também em casa, inclusive conteúdos adiantados o que o fez ampliar ainda mais o seu entendimento de Química.

Na 10a Classe, o autor do PRÉ-QUÍMICO tinha um bom domínio de Química (pelo menos até aquele nível de ensino) de tal forma que praticamente não errava nenhum exercício de Química. Este “domínio de Química” fez com que o autor do PRÉ-QUÍMICO “se sentisse" um “profissional da área de química” (como quem já tinha se formado em Química).

Visto que ainda não havia formado-se em Química então não podia ser um químico já que formalmente falando considera-se Químico alguém formado na área de Química. Portanto, o autor do PRÉ-QUÍMICA não podia ser chamado de Químico, o ideal seria então designá-lo O PRÉ-QUÍMICO, no sentido de quem ainda não é Químico, mas que futuramente será e foi assim que surge o nome O PRÉ-QUÍMICO.

OBJECTIVOS DO “PRÉ-QUÍMICO”

Promover o Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) de Química através da Internet;

Disponibilizar conteúdos de Química dos mais variados níveis de ensino;

Fazer uma abordagem simples e clara dos conteúdos de Química através do uso de uma linguagem simples e de fácil compreensão;

Disponibilizar enunciados e resoluções de exames de admissão e do Ensino Secundário Geral (ESG) dos anos anteriores;

Prestar serviços de venda de resoluções completas e passo a passo de exames de admissão anteriores da disciplina de Química;

Prestar serviços de preparação para os exames de admissão e do ESG;

Apresentar resoluções de exercícios diversos relacionados aos diversos conteúdos de Química;

 

MISSÃO, VISÃO & VALORES.

Missão

  • Contribuir no melhoramento do Processo de Ensino-Aprendizagem de Química em Moçambique.

Visão

  • Ser um blog de referência em Moçambique pela divulgação diferenciada de Química

Valores

Credibilidade;

Responsabilidade;

Excelência;

Competência;

Qualidade;

Inovação;

Justiça

Ética;

Respeito mútuo;

Compromisso social.

 

NOSSOS CONTACTOS

Cell.: + 258 846 767 922

E-mail: prequimico@gmail.com


full-width