RESOLUÇÃO DO EXAME DE ADMISSÃO DE QUÍMICA DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA - 2020 - PARTE 1


1. O conceito de elemento químico está mais relacionado com a ideia de:

A. átomo

B. molécula  

C. ião

D. substância natural

RESOLUÇÃO

Um elemento químico é definido como sendo o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atómico. Portanto, o conceito de elemento químico está relacionado a ideia de átomo.

Resposta: alternativa: A

 

2. A água destilada é um exemplo de:

A. substância simples

B. composto químico

C. mistura homogénea

D. mistura heterogénea

RESOLUÇÃO

A água destilada é constituída apenas de moléculas de água. Assim, a fórmula química da água é H2O e como se vê temos na sua composição o elemento hidrogénio e o oxigénio ligados entre si numa proporção fixa e muito bem definida pelo que a água destilada é um composto químico.

Uma substância simples ou elementar é aquela que é constituída por um só tipo de átomos, isto é, por átomos do mesmo elemento químico. E na molécula de água (H2O) temos dois elementos químicos, o hidrogénio e o oxigénio, por isso a água é uma substância composta ou composto químico, portanto, não é uma substância simples.

Uma mistura é resultante da junção de dois ou mais componentes. E uma das características das misturas é que elas não apresentam composição bem definida justamente porque a proporção em que se combinam os seus componentes é variável, por isso as misturas não podem ser representadas por meio de fórmulas químicas.

Resposta: alternativa: B

 

3. Das alternativas abaixo, a que constitui exemplo de substâncias simples é:

A. H2O, O2, H2

B. CH4, H2O, H­2

C. N2, O­3, O2

D. H2O2, CH4, N2

RESOLUÇÃO

Uma substância simples ou elementar é aquela que é constituída por um só tipo de átomos, isto é, por átomos do mesmo elemento químico.

Resposta: alternativa: C


4. A menor quantidade de clorofórmio (CHCl3) onde podem ser reconhecidas suas propriedades é:

A. um átomo de clorofórmio

B. uma molécula de clorofórmio

C. um mol de clorofórmio

D. um átomo de carbono

RESOLUÇÃO

O clorofórmio é uma substância composta formada por moléculas de clorofórmio, sendo por isso uma substância molecular. Assim, a menor unidade estrutural de uma substância molecular que conserva consigo as propriedades dessa substância denomina-se molécula.

Resposta: alternativa: B

5. O gás carbónico (CO2) é:

A. uma substância simples

B. formado por dois elementos

C. elemento químico

D. uma mistura homogénea

RESOLUÇÃO

O gás carbónico ou simplesmente dióxido de carbono (CO2) é constituído por um átomo de carbono e dois átomos de oxigénio, portanto, é constituído por dois elementos químicos pelo que é uma substância composta.

Resposta: alternativa: B

 

6. Como se chama a mudança do estado líquido para sólido?

A. solidificação

B. transformação

C. vaporização

D. sublimação

RESOLUÇÃO

Para resolvermos este exercício temos que nos recordar as mudanças de estado físico. Observamos o seguinte esquema:

Com este esquema observamos claramente que a passagem do estado líquido para o estado sólido denomina-se solidificação.

Resposta: alternativa: A


7. Durante a mudança de estado físico de uma substância pura a:

A. Temperatura varia uniformemente

B. Temperatura será constante se variar à pressão

C. Temperatura depende da fonte de calor

D. Temperatura se mantém constante, à pressão constante

RESOLUÇÃO

O estado físico de uma substância depende da temperatura e da pressão basicamente. Assim, a mudança de estado físico é definido como sendo a passagem de um estado físico para o outro em determinadas condições de temperatura e pressão. E como se sabe grande parte das mudanças de estados físicos ocorre à pressão constante, 1 atm, o que nos leva a concluir que na maioria das vezes é apenas necessário mudar a temperatura para provocar a mudança de um estado físico para o outro.

Tal como dissemos no texto Diagramas de Mudanças de Estados Físicos, as substâncias puras apresentam temperaturas fixas durante a passagem de um estado físico para o outro. O intervalo de tempo no qual a temperatura permanece constante durante a passagem de um estado físico para o outro num diagrama de mudança de estados é designado de patamar.

Resposta: alternativa: D

8. Fenómeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, é aquele no qual ocorre uma transformação química. Em qual alternativa não ocorre um fenómeno químico?

A. A formação do gelo no congelador

B. Queima do carvão

C. Amadurecimento de uma fruta

D. Azedamento do leite

RESOLUÇÃO

Os fenómenos materiais podem ser classificados em dois tipos: fenómenos físicos e fenómenos químicos. Os fenómenos físicos são aqueles que ocorrem sem que haja alteração da substância em outra, isto é, sem alterar a identidade ou natureza da matéria.

Já os fenómenos químicos são aqueles que ocorrem com alteração da substância em outra, isto é, alterarando a identidade ou natureza da matéria.

A formação do gelo no congelador é um exemplo típico de fenómeno físico. Neste processo a água líquida passa apenas para o estado sólido contudo continua tendo a mesma composição química. Portanto, a formação do gelo no congelador é um fenómeno não químico.

Resposta: alternativa: A

 

9. Na natureza, as três classes gerais em que todas as formas de matéria podem ser divididas são: elementos, compostos e misturas. Dados os materiais:

I. Ouro          II. Leite        III. Cloreto de sódio

Quais deles constituem, respectivamente, uma mistura, um composto e um elemento?

A. I, II, III

B. II, I, III

C. II, III, I

D. III, I, II

RESOLUÇÃO

Uma mistura é resultante da junção de dois ou mais componentes. E uma das características das misturas é que elas não apresentam composição bem definida justamente porque a proporção em que se combinam os seus componentes é variável, por isso as misturas não podem ser representadas por meio de fórmulas químicas.

Um composto (substância composta) é aquele que é constituído por dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes ligados entre si numa proporção fixa e bem definida.

Um elemento químico é definido como sendo o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atómico.

Analisando os itens:

I – Ouro: é constituído por átomos de ouro, que possuem o mesmo número atómico (Z = 79), portanto, é um elemento químico.

II – Leite: ao olho nú aparenta ter uma única fase mas na realidade apresenta mais de uma fase quando observado ao microscópio por isso o leite é uma mistura (especificamente uma mistura heterogénea).

III – Cloreto de sódio: tem a fórmula química NaCl, e como se pode ver é constituído por átomos de sódio (na realidade são iões sódio, Na+) e átomos de cloro (na realidade trata-se de iões cloreto, Cl-) ligados por meio da ligação iónica. Apresenta composição química muito bem definida, por isso é um composto químico.

Conclusão: II, III, I

Resposta: alternativa: C

 

10. O oxigénio, fundamental à respiração dos animais, e o ozônio, gás que protege a Terra dos efeitos dos raios ultravioletas da luz solar, diferem quanto:

A. ao número atómico dos elementos químicos que os formam

B. à configuração eletrônica dos átomos que os compõem.

C. ao número de protões dos átomos que entram em suas composições.

D. ao número de átomos que compõem suas moléculas.

RESOLUÇÃO

O oxigénio (O2) e o ozono (O3) são substâncias simples constituídas por átomos do mesmo elemento químico, assim, tanto na molécula de O2 como na molécula de O­3 o oxigénio tem o mesmo número atómico (Z = 8).

Olhando para as respectivas fórmulas químicas: O2 (oxigénio) e O3 (ozono) conclui-se que a diferença está no número de átomos que compõem as suas moléculas. Nota-se que o oxigénio (O2) é constituído por dois átomos de oxigénio enquanto que o ozono (O3) é constituído por três átomos de oxigénio.

Resposta: alternativa: D

 

11. São dadas as seguintes características de um sistema:

I) É formado por um só tipo de átomos.

II) Apresenta pontos de fusão e de ebulição constantes;

III) É unifásico, incolor e inodoro;

IV) Resiste a processos comuns de fracionamento

São critérios que definem uma substância pura:

A. I e II

B. II e IV

C. I, II e IV

D. II, III e IV

RESOLUÇÃO

A substância pura é aquela que é constituída por um componente só, isto é, constituída por átomos, moléculas, aglomerados iónicos, todos iguais entre si e que apresenta composição química e física bem definidas. A substância pura é de natureza homogénea e permanece quimicamente inalterada em seus diferentes estados de agregação. As substâncias puras têm propriedades físicas constantes (fixas) como por exemplo, a densidade, ponto de fusão e ebulição, etc. Uma substância pura resiste aos processos comuns de fracionamento

Resposta: alternativa: B

 

Por: Miguel Pascoal 



full-width

Enviar um comentário

0 Comentários