MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Tal como vimos anteriormente, na Natureza a matéria encontra-se organizada de diferentes formas. Por exemplo, a água podemos encontrá-la no estado sólido como o gelo, no estado líquido como a água dos rios ou no estado de vapor, como os vapores de água. Estas observações nos mostram que os estados físicos da matéria podem converter-se entre si, ou seja, é possível uma substância passar de um estado físico para outro, isto é, a substância pode existir em diferentes estados físicos.

No entanto, o estado físico de uma substância depende da temperatura e pressão em que esta mesma substância encontra-se, assim, uma alteração na temperatura e/ou pressão é suficiente para provocar a mudança de estado físico de uma substância para o outro. Deste modo, a passagem de um estado físico para o outro sob determinadas condições de pressão e/ou temperatura designa-se mudança de estado físico.

A passagem de um estado físico para o outro é uma transformação física o que quer dizer que a composição da substância não se altera.

Resumidamente temos o seguinte esquema que mostra a conversão de um estado físico para o outro:

                                                                                                                                    

No esquema acima, as transformações como a Fusão, a sublimação e a vaporização (evporação ou ebulição) ocorrem com absorção de calor o que quer dizer que trata-se de processos endotérmicos, portanto, as setas destacadas a vermelho mostram-nos as mudanças de estados físicos que ocorrem com absorção de calor.

Mudanças de estados físicos como a ressublimação, a condensação (liquefacção) e a solidificação são processos que ocorrem com libertação de calor, portanto, são processos exotérmicos. Assim as setas destacadas a azul mostram-nos as mudanças de estados físicos que ocorrem com libertação de calor.

Sublimação é a passagem directa do estado sólido para o estado gasoso.

Fusão é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Como vimos, no estado sólido as partículas encontram-se muito próximas umas das outras devido às intensas forças de atracção que as unem, assim se fornecermos calor a uma substância que esteja no estado sólido, o que vai acontecer é que as partículas que a constituem passarão a vibrar com muito mais intensidade e com isso as forças de atracção vão diminuir e como consequência a substância passará para o estado líquido.

Vaporização é a passagem do estado líquido para o estado gasoso (estado de vapor). A passagem do estado líquido para o estado gasoso pode ocorrer de três formas:

  • Evaporação: ocorre quando a passagem do estado líquido para o estado gasoso (estado de vapor) é lenta, ocorrendo na superfície do líquido e sem agitação do mesmo.
  • Ebulição: ocorre quando a passagem do estado líquido para o estado gasoso (estado de vapor) é rápida, ocorrendo agitação do próprio líquido e com formação de bolhas;
  • Calefação: ocorre quando a passagem do estado líquido para o estado gasoso (estado de vapor) é muito rápida e acontece à temperaturas acima da temperatura de ebulição da substância.

Ressublimação é a passagem directa do estado gasoso para o estado sólido. No estado gasoso as partículas estão muito distantes umas das outras e praticamente não existem forças de atracção entre as mesmas, porém, com a diminuição da temperatura a agitação das partículas diminui e as forças de atracção entre elas tornam-se intensas de tal forma que a substância passa para o estado sólido.

A ressublimação muita das vezes é designada por sublimação inversa ou regressiva.

Condensação ou liquefacção é a passagem do estado de vapor (estado gasoso) para o estado líquido. É importante sublinhar-se que há uma pequena diferença entre a condensação e a liquefacção: a condensação refere-se ao processo de transformação de um vapor (resultado da vaporização de um líquido) para o estado líquido enquanto que a liquefacção refere-se ao processo de transformação de um gás para o estado líquido.

Por exemplo, sabe-se que a água quando fervida passa do estado líquido para o estado de vapor, porém, resfriando os vapores de água é possível voltar a água na forma líquida, portanto, quando o vapor de água transforma-se em líquido diz-se que ocorreu condensação. Por outro lado, o oxigénio presente no ar atmosférico encontra-se no estado gasoso mas pode ser transformado em líquido e quando essa transformação ocorre diz-se que ocorreu a liquefacção.

Em suma, os vapores condensam-se enquanto que os gases liquefazem-se.

Solidificação é a passagem do estado líquido para o estado sólido.


Por: Miguel Pascoal


 full-width

Enviar um comentário

0 Comentários