ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA

Na Natureza, a matéria, isto é, tudo que aquilo que tem massa e tem volume, encontra-se organizado de diferentes maneiras. A forma como a matéria na natureza encontra-se organizada designamos de estado de agregação da matéria.

Os estados de agregação da matéria também designados de estados físicos da matéria são três, o estado sólido, o estado líquido e o estado gasoso.

Estado sólido

A principal característica de substâncias no estado sólido é que elas têm forma e volume fixos (constantes). O estado sólido é o estado de agregação mais organizado, onde as partículas que o constituem estão muito próximas umas das outras devido às intensas forças de atracção entre as mesmas.

São exemplos de substâncias no estado sólido, o gelo, as pedras, a areia, o enxofre sólido, etc.

Estado líquido

No estado líquido as substâncias têm volume fixo mas a forma é variável. No estado líquido as partículas atraem-se fracamente que no estado sólido e por isso substâncias líquidas podem mover-se livremente. Pelo facto das partículas puderem se mover livremente isso faz com as estas deslizem umas sobre as outras por isso as substâncias líquidas podem fluir e tomar a forma do recipiente onde foram colocadas consequentemente a sua forma é variável.

Por exemplo, a água, o álcool etílico, etc.

Estado gasoso

No estado gasoso, as substâncias não têm volume fixo e nem forma fixa devido às fracas forças de atracção entre as partículas que constituem essas substâncias e consequentemente a distância entre as partícula é muito grande, praticamente não há forças de atracção entre elas.

Substâncias gasosas têm a particularidade de ocuparem todo o volume do recipiente que as contêm.

O estado gasoso é o estado de agregação mais desorganizado de todos com as partículas a se moverem a alta velocidade inclusive colidindo umas com as outras e com as paredes do recipientes.

Exemplos: Ar atmosférico, o Etino, o butano, etc.

full-width

Enviar um comentário

0 Comentários