RESOLUÇÃO DO EXAME DE ADMISSÃO DE QUÍMICA DA UEM - 2016 - Parte 1 - (1 a 10)

RESOLUÇÃO DO EXAME DE ADMISSÃO DE QUÍMICA DA UEM – 2016 – PARTE 1 (1 A 10)

 

1. O sal de cozinha pode ser obtido da  água do mar, através de:

A. Centrifugação

B. Decantação

C. Destilação

D. Evaporação

E. Filtração

 

RESOLUÇÃO

A centrifugação e a decantação são métodos de separação de misturas heterogéneas. Logo "A e B" estão erradas isto porque água do mar é uma mistura homogénea.

Na água do mar, o sal encontra-se dissolvido nesta. Portanto, o processo usado para se obter o sal é tirando todo o solvente, para isso usa-se a evaporação: então evapora-se toda água e o sal fica.

A evaporação é um processo usado nas salinas para a obtenção do sal. Nas salinas durante a maré cheia faz-se passar a água do mar por vários  compartimentos onde ocorre a evaporação até que se obtenha o sal.

 

Respostaalternativa  D.

 

2. Ao misturar gasolina/água e gasolina/etanol resulta, respectivamente:

A. Mistura heterogénea e mistura heterogénea

B. Mistura heterogénea e mistura homogénea

C. Mistura homogénea e mistura heterogénea

D. Mistura homogénea e mistura homogénea

E. Nenhuma das alternativas anteriores está correcta

RESOLUÇÃO

Para resolver este exercício, há que ter em primeiro lugar em mente os conceitos de mistura homogénea e mistura heterogéneo.

·         Mistura homogénea: é aquela em que não é possível distinguir os seus componentes. É monofásica

·         Mistura heterogénea: é aquela em que é possível distinguir os seus componentes. É polifásica.

Como já sabemos estes conceitos, vamos analisar cada caso.

Como sabemos, a gasolina e a água são imiscíveis, ou seja, se misturam  MAS NÃO SE DISSOLVEM (não confunda misturar e dissolver!) e como consequência vão formar uma mistura heterogénea.

Já o álcool etílico (ou etanol) e a gasolina são miscíveis, ou seja, se misturam e se dissolvem logo vão formar uma mistura homogénea.

 

Resposta: alternativa  B.

3. Encontram-se descritas, algumas propriedades de uma substância:

A temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido, não conduz corrente eléctrica e é solúvel em água; mas quando aquecido até que se funda, a solução obtida conduz corrente eléctrica. De acordo com tais características essa substância pode ser:

A. Diamante

B. Magnésio

C. Cloreto de potássio

D. Amónia

E. Sacarose

RESOLUÇÃO

Propriedades das substâncias iónicas:

São sólidos duros e quebradiços à temperatura ambiente;

Possuem altos pontos de fusão e ebulição, pois é necessário uma grande quantidade de energia para quebrar a atracção electrostática entre os iões (ligação);

Conduzem corrente eléctrica em solução aquosa ou quando fundidos, pois os seus iões adquirem mobilidade;

São polares devido à formação efectiva de cargas opostas em sua estrutura;

São bem solúveis em água;

Devido à força de atracção entre os iões, a estrutura é compacta, apresentando forma e volume constantes, o que caracteriza o estado sólido.

Têm estrutura cristalina, isto é, os iões se distribuem alternadamente, formando estruturas que são denominadas retículos cristalinos.

Todas estas propriedades caracterizam um composto iónico. Para melhor entendimento, tomemos como exemplo o sal de cozinha, NaCl.

O NaCl, é um composto iónico. Como sabemos a temperatura ambiente o NaCl encontra-se no estado sólido e neste estado não pode conduzir corrente eléctrica mas quando aquecido, ou seja, quando é submetido a um processo de fusão, portanto quando é fundido, a cerca de mais de 800o C, o NaCl muda de estado, passando de sólido para líquido. A solução resultante deste processo de fusão, contém iões do NaCl, pois devido ao aquecimento este se dissociou, ou seja, os seus iões se separaram.

Como podemos representar pela equação:

NaCl(s) + Calor Na+(l) + Cl-(l)

A presença de iões na solução obtida tem como consequência a condução da corrente eléctrica. Portanto, das alternativas aqui dadas a que está correcta é C. Cloreto de potássio cuja fórmula e KCl.

Resposta: alternativa  C.

 4. Ar, dióxido de carbono, Metano, Iodo e gasolina.

Se esses materiais forem classificados em substâncias puras e misturas, pertencerão ao grupo das substâncias puras:

A. Ar, dióxido de carbono e metano

B. Iodo, dióxido de carbono e Metano

C. Ar, metano e gasolina

D. Gasolina, ar e iodo

E. Dióxido de carbono, Iodo e ar

 

RESOLUÇÃO

Bom, como vemos a questão quer somente a alternativa que contém apenas substâncias puras.

Uma substância pura ou simplesmente substância é aquela que é constituída por um componente só, isto é, constituída por átomos, moléculas aglomerados iónicos, todos iguais entre si. Em suma uma substância pura não se encontra misturada com outras, apresenta aspecto homogéneo, tem composição química bem definida e um conjunto de propriedades específicas também bem definidas, como o ponto de fusão, ebulição, densidade, etc.

Fazendo uma análise, podemos ver que temos o Ar na alternativa A, como sabemos o Ar não é só formado por Oxigénio, é uma mistura de gases, com destaque para o Nitrogénio (N2) e Oxigénio, portanto não é uma substância pura é uma mistura. Logo a alternativa A está errada.  Na alternativa B, temos Iodo, dióxido de carbono e metano, como sabemos nestes casos, primeiro podemos representar por meio de fórmulas químicas, I2, CO2 e CH4 respectivamente. Nestas moléculas cada átomo está numa proporção fixa portanto não são misturas pois podem ser representadas por meio de fórmulas químicas e têm proporção fixa e têm propriedades específicas também definidas.

Portanto, a alternativa B está correcta.

Se a alternativa B está correcta significa que as restantes estão todas erradas.

 

Resposta:  alternativa  B

 

5. O ácido sulfúrico concentrado tem uma densidade de 1,84 g/cm3 . Calcule a massa de 0.253 litros deste ácido.

A. 0.253 kg

B. 0.253 g

C. 465.52 g

D. 46.55 kg

E. 0.465 mg

RESOLUÇÃO

Para a resolução deste exercício vamos fazer algo muito simples.

Observe que a unidade da densidade é g/cm3 e o volume dado pelo exercício está em litros. Portanto, vamos converter o volume dado, de litros para cm3 usando a regra de três simples:

1 L ________ 1000 cm3

0,253 L ______ x

X = 253 cm³

 

Agora vamos aplicar a fórmula usada para o cálculo da densidade que é:

d = m / v

Como queremos calcular a massa então a fórmula acima pode ser escrita:

d = m / v   m = d ∙ v

Agora é só substituir com os valores:

m = d ∙ v

m = 1,84g/cm3 ∙ 253cm3

m = 465,52 g

 

Resposta: alternativa  C

 

6. O metanol (CH3OH) é um combustível limpo para o ambiente. Pode ser obtido pela reacção directa de monóxido de carbono (CO) e hidrogénio (H2). Partindo de 12.0 g de hidrogénio e 74.5 g de monóxido quantos gramas de metanol podem ser obtidos? (massas atómicas (g/mole): H – 1.01; C - 12.01; O - 16.00)

A. 85.25 gramas

B. 0.16 gramas

C. 0.14 gramas

D. 32.05 gramas

E. 95.20 gramas

RESOLUÇÃO

Quando fornecem 2 dados de reagentes para calcular um produto é por que pode ter um reagente em excesso que não será consumido na totalidade na reacção e logo o valor fornecido como dado não pode ser usado no cálculo.

 

Então vamos escrever a equação da reacção acertada:

CO + 2H2 CH3-OH

Como nos dão dois dados, 12 g de H2 e 74,5 g de CO para calcular a massa de um produto, CH3-OH significa que deve haver uma substância em excesso e é o que vamos descobrir agora, qual é a substância em excesso:

Mas em primeiro lugar calcular a massa molar de cada substância, note que tens que usar sempre as massas atómicas que eles dão no exercício!

M(CO)  = 12,01 + 16,00 = 28,01 g/mol

M(H2) = 2  ∙ 1,01 = 2,02 g/mol

M(CH3-OH) = 12,01 + 3 ∙ 1,01 + 16,00 + 1,01 = 32,05 g/mol

Agora vamos calcular a massa do CO usando a massa dada do Hidrogénio (H2) usando a regra de três simples:

 

CO + 2H2 CH3-OH

A equação mostra que:

1 mol CO ________ 2 mol H2

28,01 g CO __________ 2 ∙ 2,02 g H2

X __________________ 12 g H2

X = 83,19 g CO

Agora é a vez de calcular a massa do H2 usando a massa do CO:

CO + 2H2 CH3-OH

A equação mostra que:

1 mol CO ________ 2 mol H2

28,01 g CO __________ 2 ∙ 2,02 g H2

74,5 g CO ___________ Y

Y = 10,745g

 

CONCLUSÕES

1. A massa do CO dada pelo exercício é de 74,5 g e a que obtivemos nos nossos cálculos é de 83,19 g. Isto significa que o Hidrogénio precisa de 83,19 g de CO para reagir completamente mas só temos 74,5 g de CO. Logo o Hidrogénio (H2) é o REAGENTE EM EXCESSO uma vez que precisa de uma quantidade de CO superior a quantidade disponível. Logo a massa de hidrogénio não será usada nos cálculos. A massa do reagente em excesso NÃO é usada nos cálculos.

2. A massa de Hidrogénio que obtivemos dos cálculos foi de 10,745 g. Isto significa que o Monóxido de carbono, CO, necessita de apenas 10,74 g de Hidrogénio, mas aqui temos 12 g, ou seja, o exercício nos diz que temos 12 g. Logo o CO é o REAGENTE LIMITANTE pois precisa de uma qunatidade de H2 inferior que a quantidade disponivel. E é a massa do reagente limitante que usamos nos cálculos.

 

CO + 2H2 CH3-OH

1 mol CO ______ 1 mol CH3-OH

28,01 g CO _________ 32,05 g CH3-OH

74,5 g CO _________ Z

Z = 85,245 ≈ 85,25g

 

Resposta: alternativa A

8. Os ossos possuem 65% de sua massa constituída de matéria mineral. Esta, por sua vez, contém 80% de fosfato de cálcio [Ca3(PO4)2] e 20% de carbonato de cálcio (CaCO3). Calcule a massa de fósforo existente num adulto cujo esqueleto tem 50 kg de peso do esqueleto. (massas atómicas (g/mol): Ca- 40; P- 31; C- 12; O- 16)

A. 32.5 kg

B. 36.0 kg

C. 26.0 kg

D. 5.2 kg 

E. 31.0 kg

 

RESOLUÇÃO

Para resolvermos esta questão, é só termos um raciocínio um pouco mais lógico. Ora vejamos: Diz-se que os "ossos possuem 65% de sua massa constituída de material mineral", ou seja, dos 50 kg do esqueleto adulto, 65% desses 50kg corresponde a massa da parte mineral. O que quer dizer que em primeiro lugar temos que calcular a massa da matéria mineral existente nos 50 kg

50kg ____________  100%

X _________________  65%

50kg ∙ 65% = X ∙ 100%

X = 32,5 kg

Nota: A massa total é de 50 kg por isso corresponde a 100%.

Agora observe que, se diz "esta por sua vez, contém 80% de fosfato de cálcio". Isto significa que destes 32,5kg, 80% desta massa é a massa de fosfato de cálcio:

32,5 kg _____________  100%

Y ___________________  80%

32,5kg ∙  80% = Y ∙ 100%

Y = 26 kg.

E o exercício quer exactamente a massa de fósforo existente no esqueleto do adulto. Então agora vamos calcular a massa molar do Fosfato de cálcio [Ca3(PO4)2] e do Fósforo (P) existente no fosfato de cálcio:

 

M[Ca3(PO4)2] = 3 ∙ 40 + 2 ∙  (31 + 4 ∙ 16) = 310 g/mol

 

Observe que no Ca3(PO4)2 temos dois (2) átomos de P (fósforo) logo a massa atómica do fósforo será multiplicada por 2:

 

M(P) = 31 ∙ 2 = 62 g

Então dos 310 g/mol do Ca3(PO4)2 , 62 g são do fósforo (P), então temos:

1 kg __________  1000 g

26 kg ___________  v

V = 26000 g

 

310 g Ca3(PO4)2  ___________ 62 g P

26000 g Ca3(PO4)2 __________ m

310 g ∙ m = 26000 g ∙  62 g

m = 5200 g de Fósforo (P)

1 kg --------- 1000 g

m ----------- 5200 g

m = 5,2 kg

 

Resposta: alternativa  D

 

8. Faz-se reagir 45 g de hidróxido de sódio com igual massa de ácido sulfúrico. Quer se saber qual é a massa de sulfato de sódio obtida? (massas atómicas (g/mole): S – 32.07; H – 1.01; Na – 22.99; O – 16.00)

A. 45.0 gramas

B. 65.17 gramas

C. 0.82 gramas 

D. 142.05 gramas 

E. 32.59 gramas

 

RESOLUÇÃO

Este exercício é igual ao exercício número 6 pela sua característica. Eu disse no exercício 6, que quando nos dão 2 dados de reagentes para calcular a massa de um produto, é porque deve haver um REAGENTE EM EXCESSO a qual a sua massa não vai ser usada nos cálculos.

Para descobrirmos a substância (reagente) em excesso temos que escrever a equação que traduz essa reação e acertá-la: 

2NaOH + H2SO4 Na2SO4 + 2H2O

Agora calcular as massas molares das substâncias envolvidas no "problema", neste caso, o NaOH, H2SO4 e o Na2SO4.

M(NaOH) = 22,99+16,00+1,01 = 40 g/mol

Note que na equação temos 2 moles de NaOH ou seja, temos (2NaOH) o que significa que a massa molar do NaOH vai ser multiplicada por: 2 ∙ 40 = 80 g

M(H2SO4) = 2 ∙ 1,01 + 32,07 + 4 ∙ 16,00 = 98,09 g/mol

M(Na2SO4) = 2 ∙ 22,99 + 32,07 + 4 ∙ 16,00 = 142,05 g/mol

Agora é hora de descobrir o a substância em excesso e a substância limitante:

Entenda bem o exercício, este diz que a massa de 45 g é do NaOH e a mesma de H2SO4.

Massa do H2SO4 necessária para reagir completamente com 45 g de NaOH

2NaOH + H2SO4 Na2SO4 + 2H2O

2 mol        1 mol       1 mol        2 mol

 

2 mol NaOH ___________ 1 mol H2SO4

2 ∙ 40 g NaOH ___________ 98,09 g H2SO4

45 g NaOH ______________ X

2 ∙ 40 g ∙ 45 g = X ∙ 98,09 g

X = 36,70 g

 

Massa do NaOH necessária para reagir completamente com 45 g de H2SO4 

2NaOH + H2SO4 Na2SO4 + 2H2O

2 mol        1 mol       1 mol        2 mol

 

2 mol NaOH ___________ 1 mol H2SO4

2 ∙ 40 g NaOH ___________ 98,09 g H2SO4

Y _____________________ 45 g H2SO4

45 g ∙ 98,09 g = Y ∙ 2 ∙ 40 g

X = 55,17 g

 

CONCLUSÕES

 1. Usando 45 g de H2SO4 obtivemos como valor 36,70 g de NaOH, o que significa que 45 g de H2SO4 só precisam de apenas 36,70 g de NaOH para reagirem completamente. Porém o exercício diz que temos 45 g de NaOH, logo o H2SO4 é a substância ou reagente LIMITANTE já que necessita de uma quantidade de NaOH menor que a disponível.

2. Já usando 45 g de NaOH obtivemos como valor 55,17 g de H2SO4 o que quer dizer que 45 g de NaOH para reagirem completamente precisam de 55,17 g de H2SO4 enquanto só temos apenas 45 g de H2SO4 , LOGO O NaOH é o reagente ou substância EM EXCESSO já necessita de uma de H2SO4 superior que a quantidade disponível. Por ser o reagente em excesso não usaremos a massa de NaOH nos cálculos.

 

Cálculo da massa de sulfato de sódio

2NaOH + H2SO4 Na2SO4 + 2H2O

1 mol       1 mol        1 mol        2 mol

 

1 mol H2SO4 ____________ 1 mol Na2SO4

98,09 g H2SO4 ___________ 142,05 g Na2SO4

45 g H2SO4 _______________ A

98,09 g ∙  A = 45 g ∙  142,05 g

A = 65,167 ≈ 65,17g

 

Resposta: alternativa B

9. Dadas as seguintes características:

I. Sólido à temperatura ambiente

II. Cristais duros e quebradiços

III. Alto ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE)

IV. Condutor de corrente eléctrica quando fundido, mas não no estado sólido

É correcto afirmar que estas correspondem à:

A. Um metal

B. Um ametal

C. Um composto iónico

D. Um composto molecular

E. Uma liga metálica

RESOLUÇÃO

Propriedades das substâncias iónicas:

  • São sólidos duros e quebradiços à temperatura ambiente;
  • Possuem altos pontos de fusão e ebulição, pois é necessário uma grande quantidade de energia para quebrar a atracção electrostática entre os iões (ligação);
  • Conduzem corrente eléctrica em solução aquosa ou quando fundidos, pois os seus iões adquirem mobilidade;
  • São polares devido à formação efectiva de cargas opostas em sua estrutura;
  • São bem solúveis em água;
  • Devido à força de atracção entre os iões, a estrutura é compacta, apresentando forma e volume constantes, o que caracteriza o estado sólido.
  • Têm estrutura cristalina, isto é, os iões se distribuem alternadamente, formando estruturas que são denominadas retículos cristalinos.

Resposta: alternativa C 

10. Dados os seguintes átomos, 21X42 , 21Y43  22Z43  . Indique a alternativa correcta: 

A . X e Y são isótopos; Y e Z isótonos; X e Z isóbaros 

B . X e Y são isótopos; Y e Z isóbaros; X e Z isótonos 

C . X e Y são isóbaros; Y e Z isótonos; X e Z isótopos 

D . X e Y são isóbaros; Y e Z isótopos; X e Z isótonos 

E . nenhuma 

RESOLUÇÃO

Para resolver este exercício temos que ter em conta o conhecimento sobre as Características do átomo e sobre as Semelhanças atómicas.

De um modo geral:

a) Isótopos - são átomos do mesmo elemento químico (com o mesmo número atómico) mas com diferente número de massa.

b) Isóbaros - são átomos de elementos químicos diferentes (com diferente número atómico) mas com o mesmo número de massa.

c) Isótonos - são átomos de elementos químicos com diferentes números de massa e atómico mas com o mesmo número de neutrões.

Como vemos, X e Y têm o mesmo número atómico logo são Isótopos.

Y e Z têm o mesmo número de massa logo são isóbaros.

Agora temos que calcular o número de neutrões de cada átomo para sabermos quais são isótonos:

Para o X:

A = Z + N

N = A - Z

N = 42 - 21

N = 21

 

Para o Y:

A = Z + N

N = A - Z

N = 43 - 21

N = 22

 

Para o Z:

A = Z + N

N = A - Z

N = 43 - 22

N = 21

 

Como vemos o X e o Z têm o mesmo número de neutrões, logo são isótonos.

 

Resposta: alternativa: B

 

Para baixar a resolução completa deste exame em PDF  clique aqui


PARA COMPRAR AS OUTRAS RESOLUÇÕES DISPONÍVEIS (UEM:  2017 a 2023), CONTACTE: 846767922.



 



UEM exame resolvido.

REVISÃO: 15/11/2020

full-width


Enviar um comentário

17 Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado por teres gostado. Vocês é que avaliam o nosso trabalho. Então compartilhe com os outros.

      Abraços.

      Equipe: O Pré-Químico

      Eliminar
    2. Há como ter outras resoluçoês pelo meu e-mail?

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Alô Ivanildo Khau!!!

      Obrigado por teres gostado da resolução e pelo comentário.
      No que concerne a tua questão, para ter acesso a uma outra parte da resolução do exame de química da UEM 2016, cobra-se uma taxa de 300MT, a resolução é enviada pelo e-mail e estará em formato PDF. Mas só depois da confirmação do pagamento. É de salientar que na referida resolução só há algumas questões, as que achei mais difícis e se quiser a resolução completa, ou seja, de todo exame o preço é outro.

      Se estiver interessado contacte-nos, caso não tudo bem.

      Mais informações:

      E-mail: prequimico@gmail.com



      O Pré-Química.

      Eliminar
  3. Gostei da resolução e como obter o resto da resolução deste exame?

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada espero que com essa resolução me ajuda a se preparar melhor pra o exame, o meu kamimabo

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela resolução espero que com essa resolução me ajuda a se preparar melhor para o exame o meu kamimanbo

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde peço para verificat melhor numero 10, O numero atomico de de um elemento quimico fica no campo superior, Numero de massa fica no canto inferior, logo o elemento quimico X e Y sao Isobaros e nao Isotopos. Y e Z sao Isotopos e nao Isobaros. eu penso k a resposta correcta seria alternativa D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações ilustre!

      Primeiramente dizer que a resolução está correcta SIM. Você é que está equivocando-se.

      O número atómico (Z) de um átomo é sempre escrito no canto inferior esquerdo e embaixo da linha de texto. No canto superior escreve-se o número de massa do átomo.

      Só uma dica: O número atómico é sempre menor que o número de massa!

      Sugerimos que leia com atenção os conceitos: Isótopos, Isóbaros e Isótonos. Mas acima de tudo leia sobre a representação geral do átomo de um elemento.

      Obrigado pela atenção!

      Eliminar
  7. GOSTARIA DE SABER SE O PRECO E O MESMO DE 300 MT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais informações

      https://prequimico.blogspot.com/p/pre-quimico-exames-resolvidos-venda.html

      Eliminar