CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA

A matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço, isto é, tem volume. A matéria pode ser classificada quanto à o seu estado físico (sólido, líquido e gasoso) e quanto à composição. Deste modo, a matéria quanto à composição é classificada em substâncias (puras) e misturas.



SUBSTÂNCIAS PURAS

A substância pura também designada simplesmente de substância é uma espécie da matéria com composição bem definida e que apresenta um conjunto de propriedades específicas.

As substâncias puras são no geral de natureza homogénea constituídas por um único componente, ou seja, não se encontram misturadas com outras substâncias. Têm propriedades específicas bem definidas, tais como os pontos de fusão, ebulição e densidade, etc.

As substâncias podem ser ainda classificadas em:

  • Substâncias elementares ou simples são aquelas que são constituídas por um tipo de átomo apenas, ou seja, constituídas por átomos do mesmo elemento químico.

Exemplo: $Ca$, $O_3$, $Cr$, $Hg$, $Na$, $Cl_2$, $O_2$, etc.

A principal característica de substâncias simples ou elementares é que elas não podem ser decompostas em outras mais simples.

  • Substâncias compostas: são aquelas que são constituídas por dois ou mais tipos de átomos, ou seja, por dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes.

Exemplo: $H_2O$, $NO_2$, $NaOH$, $KMnO_4$, $HCl$, etc.

As substâncias compostas são geralmente denominadas simplesmente de compostos. Diferentemente das simples ou elementares, as substâncias compostas ou compostos podem ser decompostas em outras mais simples através de processos químicos.

Ainda assim, as substâncias quer simples ou compostas podem ainda ser classificadas quanto à quantidade de átomos que as constituem em:

  • Substâncias monoatómicas: são aquelas que contêm um único átomo do mesmo elemento químico.

Exemplo: Ar, Ne, He, etc.

  • Substâncias diatómicas:  são aquelas que são constituídas por apenas dois átomos.

Exemplo: $O_2$, $H_2$, $CO$, $NO$, $I_2$, $HCl$, etc.

  • Substâncias triatómicas: são aquelas que são constituídas por apenas três átomos.

Exemplo: $CO_2$, $H_2S$, $KOH$, etc.

  • Substâncias tetratómicas: são aquelas que são constituídas por apenas quatro átomos.

Exemplo: $NH_3$, $P_4$, etc.

Ainda assim as substâncias com mais de dois átomos são designadas de substâncias poliatómicas. Deste modo, verifica-se que as substâncias triatómicas, tetratómicas... podem simplesmente serem designadas de substâncias poliatômicas.

Exemplo:  $CO_2$, $H_2S$, $KOH$, $NH_3$, $P_4$, etc.

MISTURAS

Uma mistura é a associação de duas ou mais substâncias onde cada substância conserva as suas propriedades.

Os componentes da mistura conservam as suas propriedades dado que a sua combinação ocorre fisicamente, ou seja, sem ocorrência de reacções químicas. As misturas não têm composição definida, isto é, os componentes sempre encontram-se em proporções variáveis.

EXEMPLOS DE MISTURAS

  • Água e óleo
  • Granito
  • Sal e água
  • Ar atmosférico
  • Etc.

CLASSIFICAÇÃO DAS MISTURAS

A classificação das misturas leva em conta o aspecto visual, seja, essa visualização ao olho ou através de aparelhos específicos, como por exemplo, o microscópio. Assim, as misturas podem ser classificadas em:

  • Misturas homogéneas: são aquelas em que os componentes da mistura não são identificáveis ao olho nu.

Exemplo: Sal dissolvido na água, água da torneira, ar atmosférico, etc.

No geral, as misturas homogéneas são também designadas de soluções. Por exemplo, a água e o açúcar dissolvido é uma solução muito comum no dia-a-dia e inclusive o ar que respiramos é uma solução gasosa pois a mistura de gases é sempre uma mistura homogénea.

  • Misturas heterogéneas: são aquelas cujos componentes podem ser distinguidos ao olho nu.

Exemplo: sal e areia, água e óleo, etc.



full-width

Enviar um comentário

0 Comentários