RESOLUÇÃO DO EXAME DE ADMISSÃO DE QUÍMICA PARA CURSOS DE SAÚDE 2018 PARTE 1


1. Que método de separação de mistura é adequado para separar areia de limalhas de ferro?

A. separação magnética

B. filtração  

C. decantação  

D. catação

RESOLUÇÃO

O ferro tem propriedades magnéticas e pode ser atraído pelo íman por isso para separar as limalhas de ferro da areia é necessário usar a separação magnética.

Resposta: alternativa: A

2. Qual é o fenómeno que corresponde a uma transformação física?

A. congelamento da água pura

B. destruição da camada de ozono

C. oxidação do ferro

D. putrefacção da laranja

RESOLUÇÃO

Uma transformação física (fenómeno físico) é aquela que ocorre sem que haja alteração da identidade da substância. Quando ocorre uma transformação física muda somente a aparência da substância mas a composição química permanece inalterada.

Análise das alternativas:

A CORRECTA

Ao se congelar a água esta passa do estado líquido para o estado sólido, no entanto, a composição química da água mantém-se a mesma nos diferentes estados de agregação.

B INCORRECTA

A destruição da camada de ozono é resultante de reacções químicas em cadeia:

Cl2CF2 + hv → ClCF2 + Cl

O3 + UV → O2 + O

Cl + O3 → ClO + O2

ClO + O → O2 + Cl

2O3 + UV → 3O2 equação global

Portanto, a destruição da camada de ozono é uma transformação química (reacção química).

C INCORRECTA

A oxidação do ferro é um processo químico ou reacção química onde os átomos de ferro transferem electrões aos átomos de oxigénio num tipo de reacção química denominada de reacção redox.

D INCORRECTA

A putrefacção da laranja é um processo químico resultante da deterioração da laranja por acção de microorganismos sobre determinadas condições.

Resposta: alternativa: A

3. Durante a formação de uma mistura ocorre:

A. uma proporção de combinação variável entre os seus componentes

B. sempre uma mudança do estado físico dos componentes

C. uma reacção química

D. uma transformação química

RESOLUÇÃO

Uma mistura é resultante da junção de dois ou mais componentes. E uma das características das misturas é que elas não apresentam composição bem definida justamente porque a proporção em que se combinam os seus componentes é variável, por isso as misturas não podem ser representadas por meio de fórmulas químicas.

Resposta: alternativa: A


4. Dadas as substâncias: I. HCl    II. NH3    III. Cl2    IV. Diamante. São substâncias simples:

A. I e II

B. III e IV

C. somente III

D. todas representadas

RESOLUÇÃO

As substâncias simples também chamadas de substâncias elementares são aquelas que são constituídas por um só tipo de átomos, ou seja, por um ou mais átomos do mesmo elemento químico.

Nos itens acima podemos observar claramente que temos o HCl e o NH3 e na composição destas substâncias temos mais de um elemento químico, ou seja, estas substâncias não são constituídas por átomos do mesmo elemento químico cada uma por isso não são substâncias simples mas são substâncias compostas.

Por outro lado temos o Cl2 e o diamante. O Cl2 é constituído somente por átomos de cloro e o diamante é constituído apenas por átomos de carbono por isso estas substâncias (Cl2 e diamante) são sim substâncias simples.

Resposta: alternativa: B

5. A água pode ser facilmente recuperada de uma solução de cloreto de sódio através de (a)…

A. decantação

B. destilação   

C. filtração

D. evaporação

RESOLUÇÃO

Dos métodos aqui indicados o único que podemos usar para recuperar a água da solução de cloreto de sódio é a destilação. Neste caso seria a destilação simples. Na destilação simples a mistura a separar é colocada num balão de vidro e esta é aquecida até a ebulição e os vapores produzidos passam para um condensador onde se transformam em líquido ocorrendo assim a separação dos componentes da mistura.

Resposta: alternativa: B

6. Qual seria o método adequado para separar pigmentos da folha de uma planta?

A. cromatografia

B. destilação

C. filtração

D. decantação

RESOLUÇÃO

Para separar os pigmentos da folha de uma planta deve-se usar a cromatografia ou análise cromatográfica. Na cromatografia os componentes da mistura são separados de acordo com a velocidade com que se movem na fase estacionária, assim os componentes com maior afinidade com a fase estacionária deslocam-se com menor velocidade enquanto que os componentes com maior afinidade com a fase móvel se deslocam mais rapidamente e assim ocorre a separação dos componentes da mistura.

Resposta: alternativa: A 

7. Deste conjunto o que apresenta apenas substâncias elementares é…

A. H2O, HCl, CaO

B. Au, Fe, O2

C. H2O, Au, K

D. H2, Cl2, KF

RESOLUÇÃO

As substâncias simples também chamadas de substâncias elementares são aquelas que são constituídas por um só tipo de átomos, ou seja, por um ou mais átomos do mesmo elemento químico.

As substâncias H2O, HCl, CaO e KF são constituídas por átomos de elementos químicos diferentes pelo que trata-se de substâncias compostas e não de substâncias simples. Neste caso as substâncias simples são Au, Fe, O2 e Cl2 já que cada uma delas é constituída por átomos do mesmo elemento. O ouro (Au) é constituído por átomos de ouro, o ferro (Fe) por átomos de ferro, o oxigénio (O2) por átomos de oxigénio e o cloro (Cl2) por átomos de cloro.

Resposta: alternativa: B

8. Qual é o fenómeno que corresponde a uma reacção química?

A. condução eléctrica

B. liquefacção do ar

C. queima do pão

D. destilação fraccionada de petróleo

RESOLUÇÃO

Uma reacção química é processo pelo qual uma ou mais sustâncias transformam-se formando novas substâncias que têm propriedades diferentes das iniciais.

E das alternativas dada percebemos que temos a queima do pão. O pão queimado e o pão não queimado não têm propriedades iguais logo a queima do pão é uma reacção química porque ocorre a alteração da composição do material.

Resposta: alternativa: C

9. Qual dos métodos de separação se baseia na diferença de densidade?

A. filtração

B. decantação

C. sublimação

D. destilação

RESOLUÇÃO

A decantação é o método de separação de misturas que se baseia na diferença de densidade dos componentes. Neste método, uma mistura do tipo sólido – líquido ou líquido – líquido é deixada em repouso, assim, o componente de maior densidade com o passar do tempo irá se depositar no fundo e na superfície ficará o componente menos denso e com cuidado o componente menos denso é retirado do recipiente.

Resposta: alternativa: B

10. Qual é sequência que corresponde a misturas homogéneas?

A. água, leite e sangue

B. leite, solução de bateria e água

C. leite, solução de bateria e areia

D. sal de cozinha, açúcar e água

RESOLUÇÃO

As misturas homogéneas são aquelas em que os componentes da mesma não são identificáveis, ou seja, não podemos distinguir os seus componentes. A água (da torneira, água mineral, etc) e a solução da bateria são sim exemplos de misturas homogéneas. No entanto, o leite, o sangue e a areia não são misturas homogéneas mas sim são misturas heterogéneas.

À vista o leite e o sangue até podem parecer ter uma única fase mas quando observamos o sangue ou o leite ao microscópia observamos que apresenta mais de uma fase por isso trata-se de misturas heterogéneas e não homogéneas como se pode pensar.

Resposta: NÃO HÁ ALTERNATIVA CORRECTA NESTA QUESTÃO.


11. A passagem directa do estado sólido a gasoso é chamada de sublimação. O contrário é…

A. solidificação

B. cristalização

C. ressublimação

D. fusão

RESOLUÇÃO

Para resolvermos este exercício temos que nos recordar das mudanças de estado físico. Observemos o seguinte esquema:

Com este esquema observamos claramente que o processo inverso (contrário) a passagem directa do estado sólido ao estado gasoso é a passagem do gasoso para o estado sólido que recebe o nome de ressublimação.

Resposta: alternativa: C

12. O elemento cuja configuração electrónica é: 2e- 8e- 18e- 8e- 2e- localiza-se no…

A. II G e 4o Período

B. II G e 5o Período

C. 2o Período e IV grupo

D. 2o período e V grupo

RESOLUÇÃO

Numa configuração electrónica ou distribuição electrónica os electrões da última camada (camada de valência) nos indicam o grupo e o número de níveis de energia que os electrões desse átomo ocupam nos indica o período.

Nesta configuração electrónica: 2e- 8e- 18e- 8e- 2e-, temos na última camada apenas 2 electrões pelo que este elemento está localizado no II Grupo da Tabela Periódica. E na mesma distribuição electrónica temos 5 níveis de energia sendo ocupados (K - 2e- ; L - 8e- ; M - 18e- N - 8e- ; O - 2e-) por isso este elemento localiza-se no 5o período.

Resposta: alternativa: B

13. Um elemento químico está situado no 4o período e VII G. Qual é o número atómico desse elemento?

A. 33

B. 35

C. 52

D. 53

RESOLUÇÃO

Numa configuração electrónica ou distribuição electrónica os electrões da última camada (camada de valência) nos indicam o grupo e o número de níveis de energia que os electrões desse átomo ocupam nos indica o período.

Se este elemento está localizado no VII grupo significa que tem na última camada (camada de valência) 7 electrões. E se está localizado no 4o período significa que os seus electrões ocupam 4 níveis de energia, portanto, temos:

K - ; L - ; M - ; N – 7e-

Preenchendo (completando) os níveis de energia: K – 2e- ; L – 8e- ; M – 18e- ; N – 7e-.

Soma dos electrões: 2 + 8 + 18 + 7 = 35

Como trata-se de um átomo neutro, o número de electrões é igual ao número de protões ou número atómico. Logo o número atómico deste elemento é igual a 35.


 Resposta: alternativa: B



Por: Miguel Pascoal

Licenciado em Ensino de Química



full-width



Enviar um comentário

0 Comentários