UNIDADES DE MEDIDA

Desde os primórdios da civilização, as medições desempenharam um papel importante na vida do Homem. No nosso dia-a-dia por exemplo controlamos as nossas vendas por meio de medições, assim, nos mercados o arroz é vendido em quilogramas, o óleo em litros e os tecidos em metros, etc.

Mas o que significa que medir ?

Medir é comparar uma grandeza com um padrão previamente escolhido. A este padrão que serve de referência de comparação denomina-se unidade de medida.

A medida de uma quantidade é sempre expressa como um número acompanhado de uma unidade adequada. Por exemplo, faz sentido dizer 2 m de altura ao invés de simplesmente 2.!


Unidades do Sistema Internacional de Unidade

Na $11^{a}$ Conferência Geral de Pesos e Medidas realizada em 1960, foi criado o Sistema Internacional de Unidades (SI) e foram estabelecidas 7 unidades básicas do sistema internacional de unidade (SI).

Grandezas

Nome da Unidade

Símbolo

Massa

Quilograma

kg

Temperatura

Kelvin

k

Quantidade de matéria

mol

mol

Intensidade luminosa

Candela

cd

Comprimento

Metro

m

Corrente eléctrica

Ampere

A

Tempo

Segundo

s

Massa é a quantidade de matéria que possui um corpo.

A massa tem como unidade padrão do sistema internacional (SI) o quilograma (kg). Na Química frequentemente usa-se o grama (g) e o miligrama (mg).


Unidades

símbolo

Equivalências

Tonelada

t

1 t = 1000 kg

Quilograma

g

1 kg = 1000 g

Grama

mg

1 g = 0,001 mg

Temperatura é a medida relacionada à quentura ou frieza de um objecto, ou seja, à energia térmica de um determinado material.

Existem três escalas de temperatura em uso no mundo: a escala Celsius $(^oC)$, a escala Fahrenheit $(^oF)$ e a escala Kelvin. A escala Kelvin (K) também denominda de escala absoluta  é a escala de temperatura do SI.

Algumas relações entre escalas

Celsius para Kelvin: T(K) = T$(^oC)$ + 273,15

Celsius para Fahrenheit: $(^oF)$ = 1.8  · $(^oC)$ + 32

 

Unidades derivadas do Sistema Internacional de Unidade

As unidades derivadas do SI são aquelas que são obtidas pela divisão ou multiplicação de uma ou mais unidades básicas do SI.

Volume é a extensão de espaço ocupada por um corpo.

A unidade derivada do volume no SI é o metro cúbico $m^3$. Embora o metro cúbica seja a unidade no SI, na Química o comum é o uso do litro (L) ou equivalente decímetro cúbico $dm^3$ ou mililitro (mL) ou o equivalente do mililitro, o centímetro cúbico $cm^3$


Unidades

símbolo

Equivalências

Metro cúbico

$m^3$

$1 m^{3} = 1000 L$

Litro / decímetro cúbico

L ou $dm^3$

1 L  ou $1 dm^3$ = 1000 mL ou $dm^3$

Mililitro / centímetro cúbico

mL ou $cm^3$

1 mL ou $1 cm^3$ = 0,001 L ou $dm^3$

 

Densidade é a razão entre a massa e o volume de um dado material:

$d = \frac{massa}{volume}$

A unidade derivada da densidade no SI é o quilograma por  metro cúbico $(kg/m^{3})$. Embora o quilograma por metro cúbica seja a unidade no SI, na Química o comum é o uso do grama por mililitro (g/mL) ou $g/cm^{3}$ para expressar a densidade de sólidos e líquidos e o grama por litro (g/L) para expressar a densidade de gases por terem densidades pequenas.




 full-width

Enviar um comentário

0 Comentários