TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA

A matéria tal como a conhecemos está sujeita a uma série de transformações. As transformações da matéria podem ser entendidas como todas e quais alterações que esta pode se sujeitar, ou seja, pode sofrer ou experimentar.

As transformações da matéria podem ainda serem designadas de fenómenos materiais ou simplesmente fenómemos. A concepção que se tem de fenómeno é de que um fenómeno é algo fora do comum, ou seja, extraordinário! No entanto, no âmbito da ciência e mais especificamente da Química, um fenómeno não precisa ser extraordinário, um simples congelamento de água para formar o gelo é um fenómeno, o rasgar um papel, a queima de vela, também são fenómenos.

Classificação dos fenómenos

As transformações da matéria ou fenómenos materiais pode ser classificados em dois tipos:

  • Fenómenos físicos
  • Fenómenos químicos

Fenómenos físicos: são aqueles que ocorrem sem causar a alteração da substância em outra, ou seja, ocorrem sem causar a transformação da identidade da substância.

Quando ocorre um fenómeno físico o que muda é a forma como essa substância se apresenta, isto é, muda apenas a aparência da substância mas a composição dessa substância continua sendo a mesma, não se altera.

Por exemplo, ao se rasgar uma folha de papel, o que se observa é que o tamanho não será mais o mesmo pois agora o papel está rasgado mas o papel continua sendo o mesmo, a composição continua sendo a mesma, portanto, não se alterou noutra coisa.

Fenómenos químicos: são aqueles que ocorrem causando a alteração da substância em outra, ou seja, ocorrem causando a transformação da identidade da substância.

Diferentemente do fenómeno físico, o fenómeno químico quando ocorre além da aparência do material que se altera, a composição também altera-se, o que significa que a substância deixa de ser a mesm e passa a ser outra.

Por exemplo, quando pegamos o carvão vegetal que normalmente tem a cor preta, é duro e vamos queimá-lo o que teremos no fim do processo são as cinzas, que normalmente são brancas e apresentam-se sob a forma de pó, portanto, o que percebemos aqui é que o carvão deixou de ser o que era depois de queimar e transformou-se em cinzas.

Assim, facilmente percebemos que a composição da cinza não é a mesma que a do carvão em si. Veja que o carvão era preto mas as cinzas são brancas, o carvão era duro e as cinzas apresentam-se sob a forma de pó, portanto, trata-se de coisas distintas e assim acontece sempre que ocorre um fenómeno químico.

Os fenómenos químicos são mais comumente designados de reacções químicas.

Contudo, uma maneira bem simples de identificar se um fenómeno químico ou físico ocorreu é olhando para as propriedades dos materiais antes e depois de serem submetidos a qualquer transformação. Caso tenha havido alguma mudança nas propriedades específicas de uma determinada substância então um fenómeno químico ocorreu. Do contrário, isto é, se as propriedades específicas da substância mantiverem-se as mesmas, mesmo depois da substância ter sofrido alguma transformação, então o fenómeno sofrido é físico.

 

A formação de uma nova substância é um fenómeno químico.

full-width

Enviar um comentário

0 Comentários