A ÁGUA E ÓLEO SE MISTURAM!


É comum no nosso dia-a-dia ouvirmos os seguintes dizeres “a água e o óleo não se misturam”! Mas, será isso verdade ?

Ao longo deste texto tentaremos dar uma resposta à questão levantada. Mas primeiramente é importante entendermos muito bem o que é uma mistura.

De forma bem geral, pode-se dizer que uma mistura é a associação (junção) de duas ou mais substâncias sem composição química definida. Portanto, quando juntamos duas ou mais substâncias temos uma mistura, ou seja, o resultado dessa associação de substâncias é uma mistura, por exemplo, quando juntamos o sal e a água temos uma mistura formada pelo sal e pela água.

O que percebemos aqui é que misturar significa apenas juntar ou associar duas ou mais substâncias, logo podemos obviamente concluir que misturar duas ou mais substância é o acto de fazer uma mistura. E se analisarmos o caso da água e do óleo podemos claramente perceber que ao levarmos o óleo e juntá-lo a água ou a água ao óleo formaremos sim uma mistura, pois uma mistura é simplesmente a associação de substâncias e neste caso estamos associando (juntando) o óleo e a água, portanto, o óleo e a água se misturam sim.

A provável razão que leva muitos a dizerem que “a água e o óleo não misturam” é a confusão que se faz em relação aos termos dissolver e misturar, ou seja, confunde-se muito o acto de dissolver uma substância noutra e o de misturar duas substâncias.


Resumidamente, quando uma determinada substância é dispersa numa outra de modo que se distribui uniformemente nesta, dizemos que essa substância está dissolvida noutra e o resultado que temos é uma mistura homogénea ou solução pois a mistura obtida como um todo apresenta as mesmas características em todos os pontos, ou seja, não conseguimos distinguir as substâncias misturadas.

Assim sendo, de modo geral, dissolver (uma substância) significa fazer uma mistura homogénea (solução). No caso da água e do óleo podemos perceber que o que realmente acontece não é que o óleo e a água não se misturam mas sim é o facto destas substâncias não se dissolverem, ou seja, uma não se dissolve na outra e como consequência não formam uma solução, por isso se diz que “não se misturam” entre aspas, pois o correcto seria dizer “não se dissolvem ou uma (substância) não se dissolve na outra”.

Portanto, independemente das substâncias dissolverem-se ou não, todas elas se misturam sim, a diferença é que algumas substâncias ao serem misturadas uma irá se dissolver noutra e noutros casos não.



full-width


Enviar um comentário

1 Comentários