(ENEM 2020) Questão 120
O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à
busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de
poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais
propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono
na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol-1) para os
dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos
tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol-1),
emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os
elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro
rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A
reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química:
C2H5OH(l)
+ 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(g)
Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos,
um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1 000 km.
CHIARADIA, C. A. Estudo
da viabilidade da implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos
elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental
brasileiro. Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado).
A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do
veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de
A 50
B 60
C 95
D 99
E 120
RESOLUÇÃO
Este exercício é tipicamente um cálculo
estequiométrico mas que exige um pouco mais de atenção pois dois cálculos serão
realizados.
O exercício menciona que comparou-se a
emissão de CO2 de dois tipos de carros, os veículos tradicionais a
combustão e os eléctricos. Sendo que em média os veículos tradicionais a
combustão emitem 2,6 mol de CO2 por quilômetro enquanto os veículos
eléctricos emitem em média 0,45 mol de CO2 por quilômetro.
Portanto, temos 2,6 mol CO2/km
e 0,45 mol CO2/km
Fazendo a diferença entre estes dois
valores teremos a quantidade de CO2 envolvida na quantidade de
etanol economizada:
2,6 mol/km – 0,45 mol/km = 2,15 mol/km
O resultado que obtivemos é corresponde
a quantidade de CO2 envolvida na quantidade de etanol economizada
por quilómetro rodado mas o exercício menciona ainda que “foram analisadas as
emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e
outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1 000 km”. Por isso teremos que determinar a quantidade de CO2
envolvida na quantidade de etanol economizada considerando os 1000 km.
1 km ____________ 2,15 mol
1000 km ___________ x ⇒ x = 2150 mol
Como em qualquer situação de cálculo
estequiométrico, vamos escrever a equação da reacção e acertá-la (felizmente
neste exercício isso já foi feito):
C2H5OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3
H2O(g)
Vamos estabelecer a proporção em mol:
C2H5OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g)
+ 3 H2O(g)
1 mol 3 mol 2 mol 3 mol
C2H5OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g)
+ 3 H2O(g)
1 mol 3 mol 2 mol 3 mol
46 g _______________ 2 mol
x _________________ 2150 mol
x = 49450 g
Converter para quilogramas:
1000 g _______________ 1 kg
49450 g _______________ y ⇒ y = 49,45 kg
Aproximando teremos: 49,45 ≈ 49,5 ≈ 50
kg.
Resposta: opção
A
Por: Miguel Pascoal
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