IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA

IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA

Não há quaisquer dúvidas que o desenvolvimento da Química mudou completamente o modo de vida de toda Humanidade. Nos dias de hoje, não podemos imaginar um mundo sem fontes de energia (por exemplo, petróleo, gás natural, álcool, gasolina, etc), medicamentos, computadores, celulares, produtos de limpeza, vitaminas, proteínas, plásticos, tintas, fibras, conservantes, vidro, borracha, colas, metais, etc. E tudo é possível e existe graças à Química.


Química na Medicina: a Química permite a síntese de fármacos e o desenvolvimento de vacinas que são usados para combater e curar doenças, contribuindo deste modo na redução da taxa de mortalidade no mundo, aumentando assim à esperança de vida às pessoas.

A Química possibilita a síntese de analgésicos que são usados para amenizar a dor dos pacientes durante as intervenções cirúrgicas. Além disso, substâncias químicas são usadas na conservação de cadáveres e peças anatómicas bem como na esterilização de instrumentos usados na Medicina, o que diminui as chances de contaminação por agentes patogénicos, como por exemplo as bactérias, vírus, etc. A aplicação de conhecimentos da Química (Radioactividade por exemplo) na medicina tem permitido até hoje o diagnóstico de doenças e melhor tratamento às mesmas.

E neste momento devido à Pandemia da covid-19, a Química tem contribuído através do fornecimento de diversos produtos essenciais à prevenção ou tratamento de pacientes com Covid-19, produtos esses como o Oxigénio que é usado para ajudar os pacientes mais graves a respirar, desinfectantes tais como o álcool a 70%, o hipoclorito de sódio, etc. As mais variadas vacinas contra a covid-19 que vão sendo aplicadas nos vários países são frutos de minuciosas análises químicas para se garantir a segurança das mesmas.

Química na Agricultura: os conhecimentos da Química são empregues na síntese de fertilizantes usados para enriquecer os solos e como consequência permitem maiores e melhores colheitas, contribuindo deste modo para suprir a crescente demanda por alimentos no mundo permitindo assim, a redução de fome. A Química é usada na síntese de pesticidas, fungicidas e herbicidas que combatem doenças e agentes atacantes às plantações o que garante maior e melhor produção e consequentemente melhores colheitas e exportação de produtos de qualidade, o que impulsiona por um lado a Economia de vários países.

Química e os recursos energéticos: com os conhecimentos da Química e de processos adequados vários outros produtos como por exemplo, o gás de cozinha, óleo diesel, gasolina, querosene, carvão mineral, etc, são separados e usados como fontes de energia. Nos dias que correm, novas fontes de energia têm sido pesquisadas pelos químicos ao redor do mundo. Hoje há possibilidade do uso por exemplo do álcool (Etanol) como combustível bem como o uso da energia nuclear.


full-width



Por: Miguel Pascoal

Enviar um comentário

0 Comentários