A QUÍMICA COMO CIÊNCIA

Tudo aquilo que nos rodeia, seja, o ar, a água, as montanhas, as árvores, os animais, as nossas roupas, o papel, o vidro, a areia, os metais, etc, está directamente ligado a Ciência Química.

A Química está presente em praticamente todos os aspectos da vida, desde o cultural, social e ambiental por exemplo. Apesar de não estarmos cientes diariamente lidamos com uma variedade de processos químicos, por exemplo, quando respiramos, digerimos os alimentos, cozinhamos, tomamos banho usando o sabonete, escovamos os dentes, etc.

Definição
Química é uma ciência natural e experimental que estuda a composição, propriedades e estrutura da matéria, as transformações que esta sofre, as leis que regem essas transformações bem como a energia envolvida nessas transformações.

O estudo da Química baseia-se na observação dos fenómenos que ocorrem na natureza por isso é tida como uma ciência natural mas também é uma ciência experimental uma vez que o desenvolvimento da química ao longo do tempo até os dias que ocorrem teve sempre como base a observação de experiências.

Portanto, a Química é uma ciência porque tem um objecto de estudo, a matéria mas também porque tem um método de estudo, o método experimental que segue as directrizes do método científico.

Importância da Química na sociedade
A química permite satisfazer as necessidades humanas nas mais variadas áreas, desde a medicina, agricultura, indústria, meio ambiente, etc.

Medicina: os conhecimentos da Química são aplicados na síntese de diversos fármacos usados na cura de diversas doenças. Substâncias químicas são usadas para aliviar a dor dos pacientes durante intervenções cirúrgicas mas também na esterilização e desinfecção de objectos e superfícies, evitando assim contaminações por bactérias, vírus, etc.

Numa era como esta que vivemos num momento de Pandemia devido ao Novo Coronavírus, a indústria química tem contribuído, por exemplo através do fornecimento de Oxigénio para ajudar os pacientes a respirar, desinfectantes, como álcool a 70% e uma variada gama de materiais indispensáveis aos profissionais da saúde.


A aplicação de conhecimentos de química tem permitido o diagnóstico e tratamento de doenças. E actualmente, a química está sendo aplicada na farmacologia na tentativa de sintetizar-se moléculas bioactivas capazes de inactivar o novo coronavírus (Sars-cov-2). 

Agricultura: processos químicos são usados para sintetizar fertilizantes que enriquecem os solos permitindo assim melhores plantações e consequentemente melhores colheitas o que por um lado contribui na redução da fome no mundo.

A química permite ainda, a elaboração de pesticidas, fungicidas que são usados no controle de pragas e doenças nas plantas.

Meio ambiente: a química contribui no tratamento  e controle de substâncias nocivas que afectam os ecossistemas (águas, solos e ar). Desenvolve mecanismos que visam evitar a ocorrência de desastres ecológicos causados  pelo derramamento de petróleo nos mares, chuvas ácidas, poluição com plásticos, etc.

Recursos energéticos: a química através de procedimentos adequados  é usada na extracção do petróleo, gás natural, gasolina, etanol, carvão mineral, etc, produtos estes são usados para gerar energia útil para o uso doméstico e até mesmo o uso industrial.

A química associada a tecnologia permitiu por exemplo, o desenvolvimento de aparelhos tais como computadores, celulares, mostradores digitais, televisores, chips, etc, o que contribuiu na Revolução Tecnológica a qual se vive nos dias de hoje. Nos dias actuais, seria praticamente impossível viver sem os celulares, computadores, vitaminas, cosméticos, metais, vitaminas, vidro, medicamentos, gasolina, produtos de limpeza, proteínas, plásticos, tintas, fibras, conservantes, vidro, borracha, colas, etc e tudo isso existe graças à Química.




Por: Miguel Pascoal

full-width

Enviar um comentário

0 Comentários