TABELA PERIÓDICA MODERNA

A tabela periódica actual é constituída por 118 elementos químicos, alguns dos quais naturais (94 elementos químicos), isto é, que podem ser encontrados na natureza e outros artificiais (24 elementos químicos), isto é, produzidos no laboratório.

Tabela Periódica dos Elementos Químicos


CARACTERÍSTICAS DA TABELA PERIÓDICA MODERNA

Na tabela periódica actual, os elementos químicos estão organizados em ordem crescente de seus números atómicos (da direita para a esquerda e de cima para baixo). Estes elementos encontram-se distribuídos em 18 colunas verticais e sete (7) linhas horizontais. Cada uma das colunas verticais é designada de grupo e as linhas horizontais cada uma delas é designada de período.


 Grupos ou famílias

As colunas verticais na tabela periódica são chamadas de grupos ou famílias. Num mesmo grupo ou família os elementos apresentam propriedades químicas semelhantes entre si.

Actualmente a IUPAC recomenda que os grupos ou famílias sejam enumerados de 1 a 18.

Dos 18 grupos, os elementos que pertencem aos grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 são chamados de elementos representativos ou principais enquanto os elementos que pertencem aos grupos 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 são chamados de elementos de transição.

No entanto, além dessa notação recomendada pela IUPAC, ainda é muito usada uma notação antiga, na qual os grupos são enumerados em numeros romanos de I a VIII, sendo que no caso dos elementos representativos o número romano que indica o grupo é acompanhado pela letra A (por exemplo, IA, IIA, IIIA, etc.) e no caso dos elementos de transição usa-se a letra B junto do número romano que indica o grupo (por exemplo, IVB, VB, VIB, etc.).

 

Na tabela periódica alguns grupos recebem designação especial, e no caso de não existir, o grupo é normalmente chamado pelo nome do primeiro elemento que pertence a esse grupo.

Grupos

Nome do grupo

IA

1

Metais alcalinos

IIA

2

Metais alcalinos-terrosos

IIIB

3

Grupo do Escândio

IVB

4

Grupo do Titânio

VB

5

Grupo do Vanádio

VIB

6

Grupo do Crómio

VIIB

7

Grupo do Manganês

VIIIB

8

Grupo do Ferro

VIIIB

9

Grupo do Cobalto

VIIIB

10

Grupo do Níquel

IB

11

Grupo do Cobre

IIB

12

Grupo do Zinco

IIIA

13

Grupo do boro

IVA

14

Grupo do carbono

VA

15

Grupo do nitrogénio

VIA

16

Calcogénios

VIIA

17

Halogéneos

VIIIA

18

Gases nobres ou gases raros

Períodos

As linhas horizontais na tabela periódica são designadas de períodos. Actualmente existem na tabela periódica 7 períodos.

Os períodos são designados por números árabes e contemplam cada um, determinado número de elementos químicos o que faz com que existam períodos longos e curtos.

Período

No de elementos

Elementos Integrantes do período

1

2

H e He.

2

8

Li, Be, B, C, N, O, F, Ne.

3

8

Na, Mg, Al, Si, P, S, Cl, Ar.

4

18

K, Ca, Sc, Ti, V, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn, Ga, Ge, As , Se, Br, Kr.

5

18

Rb, Sr, Y, Zr, Nb, Mo, Tc, Ru, Rh, Pd, Ag, Cd, In, Sn, Sb, Te, I , Xe.

6

32

Cs, Ba, La, Ce, Pr, Nd, Pm, Sm, Eu, Gd, Tb, Dy, Ho, Er, Tm, Yb, Lu, Hf, Ta, W, Re, Os, Ir, Pt, Au, Hg , Tl, Pb, Bi, Po, At, Rn.

7

32

Fr, Ra , Ac, Th, Pa, U, Np, Pu, Am, Cm, Bk, Cf, Es , Fm , Md, No, Lr, Rf, Db, Sg, Bh, Hs, Mt, Ds, Rg, Cn, Nh, Fl, Mc, Lv, Ts, Og.

Os lantanídeos e actinídeos (elementos que ficam na parte de baixo da tabela periódica) pertencem na realidade aos dois últimos períodos (6o e 7o), ou seja, os lantanídeos pertencem ao 6o período e os actinídeos ao 7o período de modo que no total são sete períodos existentes na tabela e não 9 como pode dar a entender.

A forma longa da tabela periódica mostra claramente os sete períodos. No entanto, na forma curta da tabela, os lantanídeos e os actinídeos foram colocados por baixo da tabela periódica, pois se fossem colocados “por dentro” da tabela (tal como mostra a forma longa) ela ficaria muito longa.


Por: Miguel Pascoal

Licenciado em Ensino de Química




 full-width

Enviar um comentário

0 Comentários