ENEM 2020 – RESOLUÇÃO COMENTADA DA QUESTÃO 100 DE QUÍMICA – PROVA AZUL


 

ENEM 2020 – RESOLUÇÃO COMENTADA DA QUESTÃO 100 DE QUÍMICA – PROVA AZUL

(ENEM 2020) Questão 100                                                                 

Nos dias atuais, o amplo uso de objetos de plástico gera bastante lixo, que muitas vezes é eliminado pela população por meio da queima. Esse procedimento é prejudicial ao meio ambiente por lançar substâncias poluentes. Para constatar esse problema, um estudante analisou a decomposição térmica do policloreto de vinila (PVC), um tipo de plástico, cuja estrutura é representada na figura.

 

Policloreto de vinila (PVC)

Para realizar esse experimento, o estudante colocou uma amostra de filme de PVC em um tubo de ensaio e o aqueceu, promovendo a decomposição térmica. Houve a liberação majoritária de um gás diatômico heteronuclear que foi recolhido em um recipiente acoplado ao tubo de ensaio. Esse gás, quando borbulhado em solução alcalina diluída contendo indicador ácido-base, alterou a cor da solução. Além disso, em contato com uma solução aquosa de carbonato de sódio (Na2CO3), liberou gás carbônico.

Qual foi o gás liberado majoritariamente na decomposição térmica desse tipo de plástico?
A H2

B Cl2

C CO

D CO2

E HCl


RESOLUÇÃO

Ao lermos o enunciado da questão a dado momento diz-se “houve a liberação majoritária de um gás diatômico heteronuclear”. Isso significa que o gás libertado é constituído por dois átomos apenas e quando diz-se “heteronuclear” significa que esse gás é constituído por átomos de elementos químicos diferentes, portanto, os dois átomos que constituem este gás são de elementos químicos diferentes.

Lendo ainda o enunciado percebemos o seguinte “esse gás, quando borbulhado em solução alcalina diluída contendo indicador ácido-base, alterou a cor da solução”. Com esta informação concluímos que este gás tem carácter ácido. E finalmente, temos “Além disso, em contato com uma solução aquosa de carbonato de sódio (Na2CO3), liberou gás carbônico”.

Análise das alternativas

A INCORRECTA

Nesta alternativa temos H2, e como se vê H2 é constituído por dois átomos logo é diatómico, porém, os dois átomos são do mesmo elemento químico por isso este é um gás mononuclear.

B INCORRECTA

Nesta alternativa temos Cl2, e como se vê Cl2 é constituído por dois átomos logo é diatómico, porém, os dois átomos são do mesmo elemento químico por isso este é um gás mononuclear.

C INCORRECTA

O CO é um gás diatómico, isto é, constituído por dois átomos e é heteronuclear, ou seja, é constituído por átomos de elementos químicos diferentes. Porém, as propriedades descritas no enunciado não são típicas deste gás. Por exemplo este gás não reage com água por ser um óxido neutro portanto, mesmo se ele fosse borbulhado numa solução alcalina não alteraria a cor do indicador, logo não tem carácter ácido.

D INCORRECTA

O CO2 é constituído por um átomo de carbono e dois de oxigénio, portanto, tem três (3) átomos no total logo é triatómico e não diatómico.

E CORRECTA

O HCl nas condições normais é um gás, é constituído por dois átomos de elementos químicos diferentes, portanto é diatómico e heteronuclear. O HCl quando se dissolve em água gera uma solução ácida conhecida por ácido clorídrico pois ioniza-se:

HCl(aq) → H+(aq) + Cl-(aq)

Portanto, o HCl tem propriedades ácidas. A solução aquosa de cloreto de hidrogénio (HCl(aq)) ao reagir com o carbonato de sódio (Na2CO3) liberta o dióxido de carbono segundo a equação da reacção:

Na2CO3(s) + 2 HCl(aq) → CO2(g) + H2O(l) + 2 NaCl(aq)

 

Resposta: opção E

full-width

Enviar um comentário

0 Comentários