INTRODUÇÃO À QUÍMICA: CONCEITO DE QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA: CONCEITO DE QUÍMICA

 Desde os tempos mais remotos, a Natureza que sempre esteve ao redor do Homem suscitou curiosidades, por isso desde cedo o Homem preocupou-se em querer entendê-la. E nesta busca por respostas na tentativa de melhor compreender o mundo à sua volta, o Homem depois de inúmeras observações chegou a conclusão de que a natureza é feita de uma infinidade de coisas muito diferentes entre si.

De facto, o Homem observou por exemplo que a água pode ser salgada ou doce, os animais apresentam variadas cores, existem as pedras, a areia, o ferro, o ar, etc.

Dos exemplos acima mencionados, percebemos que há aquilo que podemos tocar, ver, pegar, sentir, etc.  No entanto, dessa infinidade e diferenças, observamos também, certas regularidades, isto é, todas estas "coisas" parecem terem algo que as conecta umas com as outras, ou melhor, parecem terem algo em comum.

De facto se pegarmos por exemplo, uma pedra, uma barra de ferro, um galho de uma árvore, e colocassémos cada uma dessas "coisas" numa balança, certamente que perceberíamos que todas elas possuem uma certa quantidade, ou seja, massa. Ainda assim, percebemos que estas coisas além da massa têm em comum o facto de ocuparem espaço.

Por exemplo, o mar onde está situado está ocupando um determinado espaço, os animais onde vivem ocupam também um determinado espaço e nós como humanos também ocupamos um certo espaço neste Universo e isso significa que cada uma dessas "coisas" tem um certo volume.

Portanto, a todas as coisas que possuem estas características, ou seja, possuem massa e volume designamos de matéria. Contudo, existe uma ciência que se ocupa do estudo desta matéria e essa ciência é a Química.

Definição

Química é uma ciência natural e experimental que estuda a composição, propriedades e estrutura da matéria, as transformações que esta sofre, as leis que regem essas transformações bem como a energia envolvida nessas transformações.



full-width

Enviar um comentário

0 Comentários