SIGNIFICADO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS

SIGNIFICADO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS

Nos textos anteriores vimos que uma equação química é a forma gráfica que se usa para descrever um processo químico (reacção química) e vimos ainda, os diferentes métodos de acerto de equações químicas.

Nas equações químicas temos os reagentes e produtos os quais são representados por meio de fórmulas químicas. As fórmulas químicas que figuram numa equação química nos fornecem informações qualitativas a respeito da reacção  química, isto é, indicam-nos o significado qualitativo da equação química. Portanto, qualitativamente uma equação química indicam-nos quais as substâncias participam na reacção (significado qualitativo).

Por outro lado, os números que aparecem em frente (ou antes) de cada substância (fórmula química) que participa da reacção são designados de coeficientes estequiométricos e são estes “números” que podemos alterar durante o acerto de equações químicas. Os coeficientes estequiométricos nos fornecem informações quantitativas acerca da reacção química, ou seja, nos indicam o significado quantitativo da equação química. Assim, os coeficientes estequiométricos mostram-nos a proporção entre as quantidades das substâncias que participam da reacção (significado quantitativo).

O significado quantitativo nos fornece informações em dois níveis, a nível microscópico e a nível macroscópico. Assim, a nível microscópico o significado quantitativo nos indica o número relativo de iões, moléculas, átomos, fórmulas unitárias, envolvidos na reacção. Já a nível macroscópico o significado quantitativo nos fornece informações em termos de quantidade de matéria (mole).

 

EXEMPLOS

1. Considere a seguinte equação da reacção:

H2(g) + Cl2(g) → 2HCl(g)­

Significado qualitativo: o hidrogénio gasoso reage com o cloro gasoso formando o cloreto de hidrogénio gasoso.

Significado quantitativo:

  • a nível microscópico: uma molécula de hidrogénio reage com uma molécula de cloro formando duas moléculas de cloreto de hidrogénio;
  • a nível macroscópico: uma mole de hidrogénio reage com uma mole de cloro formando duas moles de cloreto de hidrogénio;

2. Considere a equação:

CaCl2(aq) → Ca2+(aq) + 2Cl-(aq)

Significado qualitativo: o cloreto de cálcio em solução aquosa dissocia-se fornecendo iões cálcio e iões cloreto.

Significado quantitativo:

  • a nível microscópico: uma fórmula unitária de cloreto de cálcio em solução aquosa dissocia-se fornecendo um ião cálcio e dois iões cloreto;
  • a nível macroscópico: uma mole de cloreto de cálcio em solução aquosa dissocia-se fornecendo uma mole de iões cálcio e duas moles de iões cloreto.

3. Considere a equação da reacção que segue

Zn(s) + 2 HCl(aq) → ZnCl2(aq) + H2(g)

Significado qualitativo: o zinco reage com o ácido clorídrico formando o cloreto de zinco e gás hidrogénio.

Significado quantitativo:

  • a nível microscópico: um átomo de Zinco reage com duas moléculas de ácido clorídrico formando uma fórmula unitária de cloreto de zinco e uma molécula de gás hidrogénio.
  • a nível macroscópico: uma mole de zinco reage com duas moles de ácido clorídrico formando uma mole de cloreto de zinco e uma mole de gás hidrogénio.

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